segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Restaurante Aya (Márcio)

Depois de 1 ano sem movimento, retomo os posts com uma proposta diferente: "curto e grosso" em busca da facilidade e praticidade.

Acho que o Jun Sakamoto está um nível acima dos demais restaurantes japoneses que frequentei. Por isso, quando fiquei sabendo que o cara que dividia o balcão com ele, Juraci, saiu e abriu um restaurante, resolvi conferir.

O restaurante não deve ter nem 2 meses de vida, por isso, o serviço atrapalhado e sem muito conhecimento do cardápio é de se relevar.  
Fui 1 vez apenas, não comi no balcão e não pedi nenhum dos 2 menus degustação (R$180 e R$ 230), pois achei melhor não arriscar tanto dinheiro. Pedi o combinado de sushi (R$ 89), composto por 9 niguirizushis e 8 uramakis.

Fui com alguma expectativa, mas sem esperar nada parecido com o restaurante no qual ele tinha trabalhado. Mesmo assim, confesso ter me decepcionado um pouco. 

Niguirizushis de atum, torô (atum), robalo, linguado, salmão, pargo, linguado novamente (acho?) , serra e olhete. Uramakis de salmão
Gostei do arroz e me decepcionei com o gengibre, que estava doce de doer, e o shoyu, muito forte para o meu gosto. 
Os peixes estavam bons, apenas. Por que? (i) alguns tinham aquele leve gosto de peixe não muito fresco, (ii) o torô estava um pouco fibroso e (iii) o de pargo (que eu gosto bastante) veio com algo picante por cima que tirou totalmente o gosto suave dele.

Imagino que conseguir o fornecimento de peixes de ótima qualidade não deva ser nem um pouco fácil. Assim, talvez eu o revisite daqui um tempo. 

Nota: Fiquei sabendo desse restaurante aqui.
Nota 2: Fui muito menos "curto" do que gostaria.

Rua Pedroso de Morais, 141
Tel.: (011) 2373-6431

5 comentários:

  1. Marcio,

    Que bom que voltou a postar. Gostaria que você conhecesse o kekanto.com.br
    Alguns blogueiros fazem avaliações mais sucintas do restaurante e você pode trocar informações com outros blogueiros.
    Abs,
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Venha conhecer nosso Restaurante Sushi Koba estamos participando do Restaurante Week, vi que conhece o sushiman Cassio Hara antigo Huto, ele gerencia nosso restaurante, nossa difeencial é o custo beneficio, unindo qualidade ao preço podendo degustar desde o festiva ao menu degustação. www.sushikoba.com.br nosso site ainda está iniciando. Abrs

    ResponderExcluir
  3. cara, também não gostei muito do aya não..
    achei que a qualidade dos peixes deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  4. será que não existe uma "mafia" pros melhores peixes só ficarem a venda pra japoneses/descendentes? muitas vezes o pessoal diz que ocidental nao sabe avaliar, mas claro que sabe, se tem conhecimento, só que aumentando os preços na hora (quem nunca ouviu falar disso, nem que seja em açougues da vida) dependendo da pessoa. os caras trabalham a anos no mercado, em outros países o que diferença um restaurante de outro é os pratos quentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Não conheço esse meio e seria muito leviano afirmar qualquer coisa. Independente disso, em qualquer lugar que haja relações comerciais não padronizadas sempre há favorecidos. Seja por amizade, interesses comerciais, capacidade etc. Não que esteja correto, mas q existe, existe.
      Só que a nacionalidade da pessoa me parece ser um motivo fraco para evitar a venda.

      Excluir