sexta-feira, 30 de abril de 2010

Kidoairaku II (Márcio)

Considero o Kidoairaku um exemplo clássico da liberdade. Aquele indecifrável ambiente de boteco familiar com uma ótima e equilibrada cozinha nipônica à preços justos.
Na entrada você é sempre recebido pela "hostess" (batian) da casa, sentada em uma cama assistindo novelas japonesas (1). Hã?! Confuso com a peculiar recepção, ao se acomodar, se não souber ler em japonês, é provavel que fique ainda mais perdido ao notar os dois cardápios do restaurante, o tradicional e o da parede.
(1). O restaurante é também a "casa" da família, que fica anexa ao local.
Além desse "charme", na maioria das vezes o serviço é atencioso e a cozinha é muito equilibrada e constante.
Não há mais o que falar de um restaurante já tão consagrado pelo mundo dos blogs. Me impressionei com o número de posts sobre o Kidoairaku. Experimenta escrever no google para ver! Todos falando muito bem.
Separei um post com informações interessantes sobre o restaurante- Adega de Sakê.
Seguem alguns dos pratos que já provei por lá:
- Porco e beringela no missô - Reconfortante. Tudo em seu devido lugar, carne macia, beringela firme no ponto e missô suave. Uma delícia. Peça o prato no "modo" Teishoku para vir acompanhado do ótimo arroz e pronto! Não precisa de mais nada para ser feliz.
- Oyakodon - Uma tijela com arroz, frango, ovo, cebolinha, nori e caldo. Estava muito bom. Neste link há uma ótima receita deste prato, que eu sempre uso quando faço em casa. 
- Sashimi - Este é um restaurante para se aproveitar a cozinha quente, mas foi esse Uni da foto que me fez colocar de vez essa iguaria na minha lista dos preferidos. Até então eu não ligava muito para ele.
- Sobá - O tradicional macarrão de trigo sarraceno. Ótimo, suave e apresentação impecável. O ovo de codorna deve ser misturado ao caldo, feito de dashi e shoyu e outros ingredientes.
Enfim,
Poderia ficar aqui falando do Udon, da beringela com missô, do soba quente, da carne crua fatiada, gelatina de café. Tudo sempre muito bom, mas acho que vale mais à pena postar dois pratos, os únicos até agora, que eu não gostei:
- Yamakake - Atum e cará ralado com ovo. Nunca tinha comido antes, então não saberia dizer se estava bem feita, mas dado pelo histórico dos outros pratos, deveria estar. O Atum estava muito bom e fresco, mas a mistura não me agradou. Sempre que eu como um prato com um bom atum no meio, fico pensando que seria melhor comê-lo sozinho.
- Taça de Sorvete - Não me lembro do nome da sobremesa, mas a única coisa que tinha de natural era a banana, o resto era tudo industrializado. Doce demais!
Metas
Devem ter mais de 20 bons pratos para provar lá, devendo render ainda uns 5 anos até eu conhecer bem o restaurante. Os próximos da minha lista são o Butanokakuni (barriga de porco no caldo), que eu sempre tentei pedir e nunca consegui comer, o pregonomissozukeyaki (prego no missô) e o komotishishamo (peixe "shishamo" frito com ovas).
Os preços dos pratos variam de R$15 a R$30, ou seja, dificilmente você gasta mais que R$60,0 por pessoa.
Vá lá! Mas antes, preste atenção aos horários para não ter nenhuma surpresa:

  •   Almoço - 11:30 às 14:00

  • Jantar - 2ª a 6ª 18h30-22h30 e sáb 18h30-21h30

  • Não abre domingo 
KIDOAIRAKU
R. São Joaquim, 394
Tel: (11) 3207-8569

4 comentários:

  1. Ola, o blog de vcs e muito bom!
    Faz muito tempo q nao vou ao Kidoairaku, acho q os meus amigos gaijins estao mais abertos a experimentar algo mais japones q rodizios, vou chama-los para ir comigo na minha proxima visita. Vou encaminhar este post pra eles se animarem :)
    Tb nunca pensaria em pedir sashimi la mas depois da sua foto com uni... hummm :p
    E uma observacao: e OYAKODON, oyako eh pai e filho (pq tem frango e ovo rs) e don de donburi, q e a tigela.

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigado pelos elogios, informações e correções.:)
    Ah, e além do uni, os peixes estavam bem frescos também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca comi sobá com ovo de codorna no caldo! Não gosto de ovo cru, mas a apresentação está fantástica!!!
    Só me diz uma coisa: que sobremesa é aquela? Credo! Acho que o forte deles não é a sobremesa! Se bem que já comi a gelatina kanten de café com um pouquinho de leite condensado. Eu adorei!
    Eu insisto: peça o komotishishamo!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Ólá Yumi!
    Pois é, e o pior é que aquela sobremesa tá no cardápio.
    Pode deixar! Vou pedir os peixinhos e te dou o feedback :).
    Abraços

    ResponderExcluir