sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hamatyo (Márcio)

Antes de mais nada, já aproveito para avisar que há pouco tempo percebi que tenho um certo apego emocional por esse lugar, então, se preferirem, considerem esta uma opinião enviesada.
A primeira vez que fui ao Hamatyo, em meados de 2008, ele tinha apenas 5 meses de vida. Desde então, passei a frequentá-lo sempre que possível. Trata-se de um dos melhores restaurantes de São Paulo para se degustar sushis (niguirizushis)! Mas só sushis?
Sim! Diferentemente de 99,9% dos restaurantes japoneses no Brasil, neste restaurante são servidos somente sushis e sashimis. É um tradicional Sushi-Ya, como são chamados os restaurantes especializados em sushi no Japão, onde são muito comuns.
Além do Sushi-Ya é comum encontrar no Japão outras casas especializadas que servem somente tempurá, outras cujos cardápios constam apenas variedades de lamen (ramen), ou de soba , tonkatsu etc… Mas isso não vem ao caso!
O Hamatyo é um minúsculo (para padrões brasileiros) restaurante com 1 balcão para 12 pessoas e 2 mesas para 4 pessoas, cujos donos, sr e sra.Yoshida, o tocam pessoalmente. Ele no balcão (itamae-san) e ela atendendo. A dupla já tocou um restaurante japonês no mesmo local do atual Sushiguen e já trabalharam no Yashiro de Pinheiros, entre outros.

Para encurtar a história, segue o meu passo-a-passo prático que sigo sempre que vou ao Hamatyo:
  • Quando possível reservo com antecedência e sempre no balcão. Sempre!
  • Tento não ir com muita gente, no máximo eu e mais 3 pessoas. Posso parecer chato e bizarro, mas quando como sushi não curto ficar conversando muito.
  • Peço o chá verde (cortesia) para acompanhar a degustação. Tem muita gente que gosta tomar sakê, eu já tentei e não curti. Gosto de sakê, mas para mim não harmoniza muito bem com sushi, até atrapalha.
  • Peço o Sushi Especial (R$50,00), uma combinação de 9 niguirizushis (variados), 2 gunkanmakis (uni e ovas) e 3 hossomakis (normalmente de atum). A variedade de niguirizushis dependerá dos peixes disponíveis no dia, ou seja, os mais frescos. Pela minha experiência os niguirizushis variam entre atum, serra, carapau, olho de boi, pargo, arenque, robalo, salmão defumado, polvo, lula, camarão e enguia.
  • Depois de ter degustado o sushi especial, eu peço mais algumas duplas extras. Minhas 3 sugestões: (i) torô (atum gordo) quando tiver, (ii) tamagozushi (ovo) e (iii) arenque prensado com ovas.
  • Se ainda não tiver sido servido, peço o excelente ossuimono (cortesia).
Sempre saí satisfeito de lá! Em algumas vezes até rindo de felicidade, como por exemplo em uma oportunidade, quando o restaurante ainda não era muito conhecido, na qual estávamos apenas eu e minha esposa no restaurante, como se tivéssemos fechado o lugar para sermos servidos com exclusividade.
Pois é... Para o bem deles isso nunca voltou a se repetir.

Só para ilustrar, seguem abaixo 2 fotos que tirei porcamente com o celular. Mesmo assim, já dá para notar a estrela da casa, o atum.



Em resumo, é um lugar agradável e tranquilo que serve um ótimo sushi e cobra um preço justo.
Hamatyo
Av. Pedroso de Moraes 393 - Pinheiros

Um comentário:

  1. Fui conhecer esses dias e não volto mais. Sushi Hamatyo (13 sushis): 180 reais, Água/Refrigerante: 8 reais, Melão de sobremesa 18 reais!!!
    Conheço lugares melhores e mais baratos.

    ResponderExcluir