sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Melhor risoto da minha curta história!! (Márcio)

E quem afirma isso não sou eu, é a minha totalmente imparcial esposa!
De duas uma, ou meus risotos anteriores foram horríveis e este é um pouco melhor, ou os ingredientes, dessa vez, realmente ajudaram.
Risoto de Funghi Secchi com "Fígado Gordo" de Pato
Não vale a pena explicar o modo de preparo, pois este risoto seguiu novamente o processo básico. Porém vale destacar os ingredientes utilizados, já que eu realmente acredito ser a segunda alternativa a verdadeira causadora do elogio. - Funghi Secchi da marca brasileira Mastroianni. (deixa o caldo muito saboroso!) - Bloc de foie gras* de Canard da marca Francesa Rougié, que é um bloco cozido composto de 98% ou mais de foie gras.
A idéia de usar pedaços de Foie Gras no risoto ao funghi veio do prato homônimo que experimentei no restaurante La Risotteria Alessandro Segato (no qual, diga-se de passagem, não fui bem atendido nas minhas 2 visitas, mas isso não vem ao caso). Testei porque tinha achado que combinou bem com o gosto do funghi e pude comprovar pelo risoto feito que realmente combina muito bem.
---------------
*Questão Foie Gras!
Apesar de ser uma delícia já fui alertado pelos conselheiros de plantão sobre os maus tratos a que são sujeitos os gansos e patos nas suas últimas semanas de vida para que o fígado atinja tal sabor.
Toda a discussão gira em torno da finalização do processo de engorda do fígado, que é chamado pelos franceses de finition d'engraissement e, segundo o wikipedia, envolve ingestão ministrada por um tubo, de 20 a 30 cm de comprimento, introduzido forçadamente até o esôfago do animal.
O fígado engorda a tal ponto que chega a pressionar as costelas do coitado. Não preciso falar da dor que o bicho sente, justo em seus últimos dias de vida.
Enfim, até novos dados e descobertas, o uso do Foie Gras na minha cozinha teve vida curta, assim como o melhor risoto da minha história.
Pode ser hipocrisia parar de usar o foie gras e continuar comendo ovos, mas por enquanto é o que dá para fazer...

Um comentário:

  1. acabei de recebr o "endereco", e quando abre a pagina UM BELISSIMO RISOTO!!!!! ai eh sacanagem... depois de malhar pra caramba com a Simone, ver uma foto dessa... um dos meus pratos favoritos....ai ai ai... que fome!!!

    brincadeiras a parte... adorei as dicas, os enderecos... e tudo mais!!!! Parabens!!! Fabia Xirata

    ResponderExcluir